Bem-Vindo ao CEDIFI - Centro Especializado em Doenças Digestivas e do Fígado.


  Contato : (21) 2768 - 7259

VOCÊ SABE CALCULAR O SEU IMC?

Compartilhe!

A classificação do Índice de Massa Corporal (IMC), pode ajudar a identificar a obesidade ou desnutrição em crianças, adolescentes, adultos e idosos.


IMC é reconhecido como padrão internacional de avaliação do grau de sobrepeso e obesidade. É calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).
O cálculo é feito de acordo com a fórmula:

IMC = peso / (altura x altura)

O peso deve estar em kg e a altura em metros, e o resultado é dado em kg/m2. Depois de obter o resultado, é possível verificar em que faixa o IMC se encontra, podendo indicar:

• Magreza, quando o resultado é menor que 18,5 kg/m2;
• Normal, quando o resultado está entre 18,5 e 24,9kg/m2;
• Sobrepeso, quando o resultado está entre 24,9 e 30 kg/m2;
• Obesidade, quando o resultado é maior que 30 kg/m2.

Assim, de acordo com o resultado do IMC é possível também saber se existe algum risco de desenvolver doenças. Isto porque quanto maior é o valor do IMC, maior é a quantidade de gordura acumulada no corpo e maior é o risco da pessoa ter doenças como pressão alta, diabetes e doenças cardíacas.

POR QUE É IMPORTANTE SABER O IMC?

Saber o IMC é importante para verificar se o peso está de acordo com a altura da pessoa, além de ser importante para saber se existe risco de desenvolver alguma doença.

No caso das crianças, o IMC é importante para saber se o desenvolvimento está de acordo com o esperado.

Além disso, sabendo o IMC, é possível também verificar qual o peso ideal e, assim, saber se a pessoa está acima ou abaixo do peso recomendado para a sua altura. Veja como é feito o cálculo do peso ideal.

Saber o IMC é importante para verificar se o peso está de acordo com a altura da pessoa, além de ser importante para saber se existe risco de desenvolver alguma doença.

No caso das crianças, o IMC é importante para saber se o desenvolvimento está de acordo com o esperado.

Além disso, sabendo o IMC, é possível também verificar qual o peso ideal e, assim, saber se a pessoa está acima ou abaixo do peso recomendado para a sua altura. Veja como é feito o cálculo do peso ideal.

O IMC É A MELHOR FORMA DE AVALIAR O PESO?

Apesar do IMC ser considerado fundamental para saber o estado nutricional da pessoa, é uma ferramenta que não leva em consideração muitos outros fatores que são importantes para avaliar o peso de uma pessoa.

Assim, embora seja uma boa ferramenta rápida para perceber se o peso está ou não adequado, não é a melhor forma de avaliar o peso.
Para isso, o ideal é consultar um médico ou nutricionista para avaliar outros fatores como a idade, nível de atividade física, nível de hidratação, histórico de saúde e composição corporal, por exemplo.

A análise da composição corporal por Impedância Bioelétrica analisa o corpo humano em suas diferentes substâncias/tecidos.
Tais substâncias/tecidos (água, massa muscular, massa de gordura, eletrólitos) apresentam diferentes conduções das correntes elétricas.

Aqui na Clínica CEDIFI essa análise de composição corporal é feita também através do exame de BIOIMPEDÂNCIA.

O QUE É A BIOIMPEDÂNCIA?

É um exame destinado à avaliação da composição corporal, estimando a massa magra, gordura corporal, água corporal total, entre outros dados que proporcionam informações mais precisas sobre o estado nutricional do paciente.

O exame de bioimpedância é feito em balanças especiais. Estes equipamentos possuem placas de metal que conduzem um tipo fraco de corrente elétrica que atravessa todo o corpo.

Com isso, a balança tem a capacidade de avaliar a densidade corporal do indivíduo com mais precisão.

Clique aqui, ou no cartaz abaixo para saber mais sobre o exame de bioimpedância

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-3-1024x128.png

O QUE FAZER PARA MELHOR O IMC?

Para melhorar o IMC, é importante verificar se está acima ou abaixo do peso considerado normal.


Quando o IMC está na faixa de magreza, é importante consultar um nutricionista que fará uma avaliação completa, indicando um plano alimentar personalizado que priorize o ganho de peso de forma saudável.

Por outro lado, quando o IMC está na faixa do sobrepeso ou da obesidade, o nutricionista pode recomendar uma alimentação com redução de calorias.

Além da dieta, normalmente também se recomenda a prática de atividade física regular, que ajudará a acelerar o metabolismo e facilitar a perda de peso, o que influencia diretamente no IMC.

Se você está procurando um lugar para CALCULAR O SEU IMC de forma profissional ou fazer uma Bioimpedância, clique aqui, ou no botão abaixo e agende um horário em nossa clínica.

Para saber mais sobre o assunto verifique os próximos artigos relacionados aqui do nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares