Bem-Vindo ao CEDIFI - Centro Especializado em Doenças Digestivas e do Fígado.


  Contato : (21) 2768 - 7259

Trabalho científico: Pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica em uma clínica particular.

Compartilhe!

Título:
PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA EM UMA CLÍNICA PARTICULAR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: ALTERAÇÕES ANTROPOMÉTRICAS E DAS LIPOPROTEÍNAS DE BAIXA E ALTA DENSIDADE.

Paula M. Curty Pimenta; Vanderson de O. Lemos Juliene L. de Lima, Alberto P. Álvares da Silva; Mariana R. de S. Rebelo Lemos; Thiago de A. Pinhel; Annibal C. de Amorim Junior, CEDIFI.

Objetivo: Comparar os resultados antropométricos e das lipoproteínas de baixa e alta densidade dos pacientes com obesidade submetidos à cirurgia bariátrica em uma clínica particular no Estado do Rio de Janeiro, no pré e pós-operatório precoce, considerando as dificuldades de assiduidade nas consultas de nutrição.


Métodos: Trata-se de um estudo transversal e retrospectivo, de pacientes submetidos à gastroplastia no período de setembro de 2016 a junho de 2019, em atendimentos com nutricionista nas fases do pré-operatório, 1 mês e 6 meses de pós-operatório. Os resultados avaliados foram o peso, % perda de excesso de peso, circunferência abdominal, LDL e HDL colesterol. Avaliou-se também a assiduidade nas consultas de nutrição.


Resultados: Compuseram a amostra do pré-operatório 50 pacientes, sendo 86% do gênero feminino, média de idade para ambos os gêneros de 35,58 ± 8,14 anos, IMC 41,42 ± 3,97 kg/m² e 76% realizaram a derivação gástrica em Y Roux. Houve redução do peso após cirurgia, com média de 110kg para 77,5kg no intervalo de 6 meses, assim como a circunferência abdominal diminuiu a média de 121,35 cm para 97,36 cm. O percentual de perda de excesso de peso alcançou a média de 62,9%. Os resultados de LDL-c apresentaram diminuição referente à média de 21,53 mg/dl no primeiro mês, mas aumento de 1,87 mg/dl ao comparar os dados do 1º e 6º mês de pós-operatório. Na análise do HDL-c, houve diminuição da média em 7,95 mg/dl no primeiro mês e melhora com o aumento de 12,82 mg/dl no 6º mês, superando o valor inicial. A frequência à consulta no 1º mês foi de 90%, todavia apenas 50% destes apresentaram os exames bioquímicos; e na avaliação do 6º mês, apenas 42% dos pacientes compareceram, onde 71% fornecera m os resultados de exames.


Conclusão: Verificou-se que a cirurgia bariátrica foi um procedimento eficaz para promover a perda ponderal e possivelmente reduzir a prevalência de comorbidades associadas ao acúmulo de gordura visceral, uma vez que se observou uma redução de 19,7% na média da circunferência abdominal durante o acompanhamento precoce. Através da análise, podemos também destacar a melhora dos resultados de HDL-c a partir dos 6 meses de pós-operatório, o que torna necessário um acompanhamento dos resultados das lipoproteínas por um período superior a 1 ano para observar também a evolução comparativa das LDL-c. Destacou-se a alta evasão no acompanhamento nutricional no pós-operatório, podendo resultar em complicações metabólicas e reicidiva do peso.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares