Bem-Vindo ao CEDIFI - Centro Especializado em Doenças Digestivas e do Fígado.


  Contato : (21) 2768 - 7259

Ultrassonografia: quais os tipos e quando fazê-los?

Compartilhe!

A ultrassonografia ou o ultrassom é um exame de imagem o qual capta imagens e ondas sonoras através do contato do aparelho com a pele do paciente. Existem diferentes tipos de exames ecográficos pois, diferentes áreas médicas fazem uso do seu resultado para melhor compreender o caso do paciente. 

O exame é tanto preventivo como diagnóstico e pode ser realizado, por exemplo, por ginecologista, urologista, endocrinologista, nefrologista e cirurgião geral.

Tipos de Ultrassonografia

O ultrassom é um exame inofensivo, usado principalmente em crianças e mulheres grávidas, mas também para compreender a situação dos órgãos internos como fígado e rins, suspeitas de infecções como a apendicite, doenças que afetam a tireoide, além de poder analisar o nível de lesões ortopédicas em tecidos moles.

Os principais exames de ultrassonografia são:

  • Obstétrica – utilizada durante a gestação para acompanhar o desenvolvimento do bebe desde a concepção. Essa técnica não utiliza radiação ionizante, não possui efeitos colaterais danosos conhecidos, e é o método preferencial para monitorarem-se mulheres grávidas e seus futuros bebês. A ultrassonografia obstétrica também é usada para aferir o estado dos ovários e útero, partes do sistema reprodutor feminino;
  • Ultrassom com Doppler – uma técnica destinada a avaliar o fluxo sanguíneo no cordão umbilical, no feto ou na placenta – pode fazer parte desse exame;
  • Transvaginal – método que se baseia na utilização de um eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar em tempo real as estruturas internas do organismo;
  • Do Abdômen Total – é a avaliação do fígado, vesícula e vias biliares, pâncreas, baço, rins, retroperitônio, bexiga, e eventualmente trato gastrointestinal;
  • Ultra das mamas – o exame permite o diagnóstico de anomalias mamárias tanto palpáveis como as não visíveis nas mulheres. Através dela, é possível ter o resultado exato do quadro da paciente, para um tratamento resolutivo.

Além desses, o CEDIFI também realiza ultrassonografia da próstata, do joelho, da tireoide, umbilical, pélvica, do ombro, região inguinal e cervical.

Exame Preventivo e Diagnóstico

Como dito anteriormente, o exame de ecografia é usado tanto para prevenção como para o diagnóstico de doenças ou lesões. No caso das mulheres, através do ultrassom é possível avaliar as mamas, se há ou não cistos, nódulos ou tumores, os ovários, se há miomas, endometriose ou tumores, e o acompanhamento de outras áreas como a tireóide.

O check-up médico comumente solicita o exame de imagem ultrassom para avaliar detalhadamente o paciente. Busque profissionais qualificados e especializados. Cuidar da saúde é um ato de amor próprio. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais! Precisou de atendimento? Entre em contato com a gente!

3 Comments
  1. Responder
    Luiz Henrique

    Bom dia!
    Precisa preparo para realizar ultra de abdômen?

  2. Responder
    ANGELA NASCIMENTO

    Bom dia .!! Gosto muito da’facilidade tratando-se de atendimento de excelente QUALIDADE dos atendentes aos medicos. SÓ GOSTARIA DE LEMBRAR AOS DIRIGENTES Q NECESSÁRIO SE FAZ .. UMA CLÍNICA C TAMANHA EXCELÊNCIA COMO ESSA NÃO TER ATUALMENTE UMA ANGIOLOGISTA…😊😏…FICA A DICA…TENHAM TODOS UM BOM DIA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares