No dia 03 de outubro tivemos a abertura do espaço destinado especialmente ao diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças inflamatórias intestinais. O evento contou com a presença de médicos renomados apresentando conteúdos relevantes sobre o assunto para mais de 30 participantes.
O evento teve como moderador o Dr. Luiz Augusto Silva, professor de gastroenterologia da UNIG. Os temas das palestras foram:
-
O ontem e o Hoje da DII – apresentada pelo Dr. Antonio Carlos Moraes, diretor clínico do Hospital Copa D’Or;
-
Como diagnosticar e manejar a DII – realizada pela Dra. Marcia Lyrio, chefe do setor de DII do CEDIFI e professora de gastroenterologia da UNIRIO;
-
Até quando ir com a terapia biológica e quando indicar cirurgia – apresentada pela Dra. Rosane Louzada Machado, chefe do serviço de DII da Proctologia da UFRJ.
O que são as DIIs?
As doenças inflamatórias intestinais são inflamações crônicas do aparelho digestivo acometendo principalmente o intestino. Há dois tipos principais de DII: A Retocolite Ulcerativa e a Doença de Crohn.
A retocolite ulcerativa quase sempre atinge o intestino grosso, mas especificamente o reto (proctite). Já a doença de Crohn acomete principalmente a parte final do intestino delgado (íleo), mas pode acometer qualquer parte do trato digestivo. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações e impedir a evolução para estreitamentos intestinais (estenoses) e fístulas (comunicação do intestino com outros órgãos).
Quais os tratamentos disponíveis?
Apesar de não haver cura para a doença inflamatória intestinal, o seu diagnóstico precoce é fundamental para que o paciente inicie o tratamento médico o quanto antes, podendo dessa forma levar uma vida “normal”.
O acompanhamento médico e mudanças nos hábitos alimentares permitem que o quadro evolutivo da doença se estabilize, o que é conhecido como remissão (ausência de sintomas).
Com o intuito de promover atendimentos com ainda mais qualidade, o CEDIFI inaugura a partir do mês de outubro o setor especializado em doença inflamatória intestinal! E você já pode fazer seu agendamento aqui!
One Comment
Lea Ferreira de Oliveira
Gosto muito do atendimento da CEDIFI,dos funcionários e dos médicos.Continuem assim.